Notícias

Crampons não homologados à venda on-line

Equipar-se para a montanha invernal pode ser um exercício bastante caro. Botas, piolets, roupa e crampons são materiais onerosos que requerem um investimento considerável da nossa parte. Ceder a tentações de comprar pechinchas na Internet pode custar-nos muito mais de que umas  centenas de euros.

Crampons não homologados

Observem-se os dentes dobrados!!!! Um perigo!

Diversos casos têm sido mencionados de crampons que se dobram sobre si mesmos durante o primeiro dia de uso. Estes crampons estão a ser vendidos em conhecidos sites de vendas on-line e têm um aspecto muito semelhante aos das marcas de renome. Este material não está homologado pela norma EN 893 e, consequentemente, não deveria estar à venda na União Europeia.

Uns crampons homologados têm gravados o selo CE, a marca do fabricante e o ano de fabrico. Adicionalmente, dispõem de livro de instruções acerca da sua colocação, revisão e manutenção, assim como dos respetivos certificados. O que não é o caso destas imitações, não conformes com os standards, e que constituem um verdadeiro perigo para os seus utilizadores.

Como diz o ditado, o barato sai sempre caro. Neste caso concreto, o preço pode ser incomportável.

Nota: não conheço nenhuns crampons decentes a menos de 80 euros o par!!!

pub