Técnica e Material

Antibott caseiros para os crampons

Uns antibott (antizuecos em espanhol) são um elemento fundamental. Estas lâminas, de plástico ou borracha,  evitam a acumulação de neve nos crampons. Esta acumulação é responsável pela perda da eficácia deste equipamento e compromete gravemente a segurança na progressão alpina. É frequente não se conseguir encontrar uns antibott para o nosso modelo de crampons e os “universais” nem sempre encaixam. Este artigo mostra como construir estas lâminas em casa e por um preço irrisório (o que não acontece com os das marcas oficiais).

Materiais: cartão, braçadeiras de plástico e um garrafão de óleo de automóvel  vazio e lavado.

Primeiro passo: o molde

A primeira coisa a fazer é desenhar um molde em cartão. Desmontam-se os crampons separando o “calcanhar” da parte dianteira. Podemos aproveitar a ocasião para os limpar, afiar (com uma lima),  procurar deficiências e sobretudo verificar o estado dos parafusos e das correias.

antibott 1antibott 2

Segundo passo: cortar as lâminas

Em seguida, com a ajuda de uma caneta de acetato, contorna-se o molde nas faces laterais de um garrafão de óleo de automóvel cujo plástico é, simultaneamente,  extremamente resistente e maleável.

antibott 4antibott 6

Cortam-se as lâminas com uma boa tesoura e colocam-se nos crampons, onde fazemos acertos com um x-ato tendo especial atenção e paciência com as ranhuras e orifício do parafuso que ajusta o comprimento. Este orifício deve ser feito com uma broca para evitar debilitar o plástico.

antibott 7antibott 8

Terceiro passo: fixar as lâminas

Com uma pequena chave de fendas aquecida (ou qualquer coisa que derreta o plástico) fazem-se alguns orifícios bem ajustados aos crampons e às braçadeiras de nylon. Estas fixarão as lâminas aos crampons.

antibott 9antizueco_4

 

antizueco_5

Cortam-se as pontas das braçadeiras e coloca-se um pingo de super-cola 3 no “travão” para deixar tudo mais robusto. Montam-se  os crampons com cuidado e pronto, …antibott novos! Só resta ir para a montanha.

antizueco_61 antizueco_6

 

antizueco_91

Nota:

A parte menos resistente destes antibott são as braçadeiras, pelo que convém levar para as actividades algumas suplentes. As lâminas aguentam muitos dias (anos) de utilização e, no meu ponto de vista, funcionam muito bem.

antizueco_92

Antibott

 

Boas aventuras e divirtam-se!
pub