MountainWorld

Bem-vindos e boas aventuras

Subir, descer, atravessar montanhas implicam a realização de actos transcendentes que deixam marcas indeléveis no espírito. As montanhas são, com licença do mar, o maior expoente  da natureza. Constituem ainda os últimos redutos de vida selvagem e configuram o elemento de que são feitas as verdadeiras aventuras. O desconhecido, os bosques, o gelo, a água, a rocha, a solidão, o frio, …, e a necessidade quase genética que o ser humano tem de explorar o mundo e de se conhecer a si próprio nessa viagem…

Com este website, pretende-se constituir um espaço de divulgação, de discussão, de troca de ideias e  informações, sobre actividades de montanha centradas na marcha. A marcha também se faz sobre a neve e gelo, e às vezes é preciso dormir no monte e também trepar. E se a trepada for exposta e perigosa então não vem mal ao mundo se soubermos algumas técnicas e manobras com cordas… conservaremos a dentadura original mais tempo. Saber como nos vestir, alimentar, planificar, que materiais comprar ou para que países, regiões ou zonas viajar… é isto que espero que venha a ser montanhismo-e-trekking.com.

A prática das actividades que serão aqui descritas, analisadas e discutidas comportam graves riscos para  a integridade física de quem as pratica. Risco zero não existe mas é possível minimizar estes riscos com uma formação adequada numa instituição idónea, normalmente em clubes e associações de montanhismo, trekking e escalada e com instrutores credenciados. Não é objectivo deste website proporcionar essa formação pelo que o autor ou o eventuais colaboradores e participantes não serão responsáveis por quaisquer acidentes que resultem da aplicação de técnicas deficientes ou deficitárias e de uma má interpretação dos artigos aqui contidos.

Milhares de pessoas cansadas, abaladas e sobre-civilizadas estão a começar a descobrir  que ir para as montanhas é ir para casa, e que a natureza selvagem é uma necessidade. John Muir (1838-1914)

Sejam muito bem-vindos e boas aventuras!

 

1 comment to Bem-vindos e boas aventuras